
O Instituto Cultural Vale confirma seu compromisso com o fomento à cultura brasileira ao patrocinar o FESTIVAÇO – Mostra de Vídeo e Cinema do Vale do Aço, uma iniciativa aprovada pelo Ministério da Cultura que promete movimentar a cena audiovisual da região. Realizado pela CRIART PRODUÇÕES, o projeto tem como objetivo identificar, valorizar e projetar talentos locais da produção de vídeo e cinema.
A mostra será temática (Ficção, Documentário e História Regional) competitiva e presencial, exibindo curtas produzidos por videomakers e cineastas do Vale do Aço. Ao abrir espaço para essas produções, o FESTIVAÇO pretende, não apenas revelar futuros cineastas e profissionais do audiovisual, mas também incentivar o fortalecimento de uma cadeia criativa e produtiva no interior de Minas Gerais, agora que o POLO CINE VALES foi inaugurado no Vale do Aço.
Além das exibições, o FESTIVAÇO também contará com oficina de audiovisual, voltadas para jovens e interessados da região, que visa democratizar o acesso ao conhecimento técnico e artístico sobre cinema, estimular a experimentação e abrir portas para que novos autores possam emergir e contar suas próprias histórias com voz e autenticidade.
“O FESTIVAÇO é uma oportunidade de descobrirmos talentos que muitas vezes não têm espaço na grande mídia. Queremos que a região seja reconhecida nacionalmente como um polo criativo e culturalmente ativo”, afirma o coordenador do projeto, Ailton Avelino da Criart Produções.
Com a curadoria voltada para temas relevantes da atualidade e com foco na valorização da identidade regional, a mostra pretende refletir os anseios, memórias e visões de mundo das comunidades locais, ampliando o diálogo entre o público e os criadores.
O projeto reafirma a importância da cultura como instrumento de transformação social, cidadania e desenvolvimento humano. O apoio do Instituto Cultural Vale demonstra como o investimento em iniciativas descentralizadas pode gerar impacto positivo e duradouro para a nossa cultura.
Acompanhe nas redes sociais do FESTIVAÇO e fique por dentro https://www.youtube.com/@festivaco.mostra/videos https://www.youtube.com/watch?v=pnXLOQq7uxA
Instagram: @festivaco.mostra
Foi criado o POLO CINE VALES. Minas consolida o o segundo maior Arranjo Produtivo Local (APL) do audiovisual.

Minas Gerais ganha o segundo maior Arranjo Produtivo Local (APL) do setor audiovisual, após o reconhecimento do precursor na Zona da Mata mineira. O Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais (Sede-MG), com o apoio da Agência de Desenvolvimento da Região Metropolitana do Vale do Aço (ARMVA) e entidades locais, reconheceu agora o APL Polo Cine Vales, que vai fomentar a economia e contribuir para a geração de oportunidades de emprego e renda no Vale do Aço. A formalização ocorreu durante o Seminário Polo Cine Vales, em Coronel Fabriciano.

Os APLs são conjuntos de empresas e instituições localizadas em uma mesma região que compartilham atividades produtivas e mantêm laços de cooperação e interação. O Governo de Minas reconhece e apoia esses APLs, buscando fortalecer a economia local, gerar empregos e atrair investimentos.
O APL Polo Cine Vales é composto por cinco municípios da região e mais de 500 empresas. A formalização busca consolidar a proposta do APL voltado ao desenvolvimento da cadeia produtiva do cinema e do audiovisual na região, que, embora seja conhecida pela produção de aço e metalurgia, recentemente, tem havido um esforço para promover o setor audiovisual como um setor econômico e cultural nos municípios de Caratinga, Coronel Fabriciano, Governador Valadares, Ipatinga e Timóteo.
Na avaliação da secretária de Estado de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais, Mila Corrêa da Costa, o APL Polo Cine Vales representa um marco na consolidação do audiovisual como motor de transformação e geração de oportunidades no Vale do Aço.
“Ele busca promover estratégias coletivas que impulsionam essa cadeia como uma indústria criativa sustentável, com impacto econômico, social e cultural para o desenvolvimento regional”, destaca a secretária.
“Certamente um polo do audiovisual poderá operar para nós do setor assim como o APL metalomecânico opera para essas empresas. Dependendo das demandas, há uma união para atender a mercados maiores, quem sabe até no exterior. É não só repartir o ‘bolo’, mas também buscar novos mercados”, ressalta Marciano Ceolin, diretor executivo da Video Plus, uma das empresas do ramo de audiovisual mais antigas da região.

.
TEATRO PARA O POVO É PATRIMÔNIO IMATERIAL DA CIDADE.
Aceciva, com apoio da Prefeitura de Fabriciano, foi realizado o TEATRO PARA O POVO (Paixão de Cristo), na Sexta-feira Santa, 18 de abril de 2025, no Espaço da Rádio Educadora, sucesso de público que prestigiou o evento.
TEATRO PARA O POVO (PAIXÃO DE CRISTO), SUCESSO DE PÚBLICO, REALIZADO EM FABRICIANO.

O TEATRO DA PAIXÃO DE CRISTO DE CORONEL FABRICIANO É UM ESPETÁCULO CRIADO PARA EXIBIÇÃO TODA SEXTA-FEIRA SANTA. PATRIMÔNIO IMATERIAL DA CIDADE E REALIZADO COM ATORES DA COMUNIDADE. O ESPETÁCULO É PRODUZIDO PELA ACECIVA, COM APOIO DA PREFEITURA.












Ensaios – 2022

Espetáculo de 2018
Artigos relacionados
PROJETO NOSSA HISTÓRIA, NOSSA GENTE: resgate histórico-fotográfico e cinematográfico de Fabriciano e do do Vale do Aço, desde 2008
O PROJETO CINE-CIDADANIA FOI REALIZADO NAS ESCOLAS MUNICIPAIS E ESTADUAIS DE CORONEL FABRICIANO. OFICINA PRÁTICA DE AUDIOVISUAL PARA INICIANTES.
MEMÓRIA CULTURAL DO VALE DO AÇO – GRUPO DE TEATRO DA CASA DE CULTURA DE CORONEL FABRICIANO – 1978 A 1982 – Uma reportagem histórica da Revista Caminhos Gerais.